Início Brasil STF retoma debate que amplia foro privilegiado
Brasil

STF retoma debate que amplia foro privilegiado

STF retoma debate que amplia foro privilegiado
STF retoma debate que amplia foro privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (29) o debate acerca da ampliação do foro privilegiado, que estabelece quem pode ser investigado, processado e julgado no STF. O ministro Gilmar Mendes deu voto favorável à nova prerrogativa.

Atualmente, a regra estabelecida em 2018 determina que, para que o processo ocorra no STF, é preciso que o crime tenha sido cometido no exercício do cargo e tenha relação com a função ocupada. A nova regra submetida por Gilmar determina que o julgamento de crimes praticados no cargo e em razão das funções deve continuar mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados depois de cessado seu exercício.

Se aprovado por maioria, a nova regra será desfavorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), processado pelo Supremo por falsificação de cartão de vacina. Como argumento, a defesa do ex-presidente afirma que o tema não está relacionado ao exercício do mandato.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?