STF julga recurso que tenta reverter condenação de Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (7) o julgamento do recurso que tenta reverter a a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O julgamento ocorre no plenário virtual e deve se estender até o dia 14 de novembro.
O ex-presidente foi condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe realizada em 8 de janeiro de 2023. A defesa apresentou embargos de declaração, alegando omissões e contradições na decisão anterior, além de cerceamento de defesa.
Os advogados pedem a revisão da pena ou a anulação da sentença. O recurso será analisado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Além de Bolsonaro, outros seis réus do núcleo central da tentativa de golpe também foram condenados, com penas entre 16 e 26 anos.
O tenente-coronel Mauro Cid, delator do caso, foi o único que não recorreu e recebeu pena de dois anos, mantendo os benefícios da colaboração premiada.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil