Compartilhe este texto

STF homologa plano de trabalho e libera pagamento das emendas parlamentares

Por Portal Do Holanda

04/03/2025 11h08 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino, que homologou o plano de trabalho para o pagamento das emendas parlamentares. A decisão permite a execução das emendas no Orçamento de 2025, bem como as de anos anteriores, com exceções para aquelas suspensas após auditorias da Controladoria Geral da União (CGU) ou que envolvam questões pendentes com o Ministério da Saúde ou entidades não regularizadas.

O julgamento foi realizado no plenário virtual do STF, com todos os ministros acompanhando o voto do relator Flávio Dino. Entre as emendas que ficam restritas estão as que não cumpriram os requisitos necessários, como a falta de aprovação de plano de trabalho ou a ausência de identificação do congressista solicitante.

A homologação da decisão põe fim a um impasse entre os Três Poderes, iniciado em agosto de 2024, quando Dino suspendeu o pagamento das emendas impositivas. A medida havia gerado tensão, pois essas emendas são obrigatórias para o Executivo.

Com a decisão, o STF desbloqueia a execução de várias emendas, mas mantém requisitos a serem cumpridos para garantir a regularidade dos pagamentos, como a publicação das informações no Portal da Transparência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil