Início Brasil STF deve retomar hoje julgamento sobre porte de droga para uso pessoal
Brasil

STF deve retomar hoje julgamento sobre porte de droga para uso pessoal

STF deve retomar hoje julgamento sobre porte de droga para uso pessoal
STF deve retomar hoje julgamento sobre porte de droga para uso pessoal

O julgamento do porte de maconha para consumo próprio deve voltar, como prioridade, à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (24).

Até o momento, a Corte soma quatro votos a favor da liberação, exclusivamente para consumo pessoal. Os votos são de Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Os votos, contudo, foram dados com observações por parte do ministro, sobretudo, quanto à quantidade que deve ser considerada para uso pessoal.

A sugestão de Moraes é que a quantidade classificatória seja entre 25 e 60 gramas, a partir disso, já seria considerado tráfico. Barroso, porém, sugere que 20g de maconha seja a quantidade máxima para o enquadramento do uso pessoal.

Vale enfatizar que o STF não está discutindo a legalização da maconha ou das demais drogas, mas sim a questão do limite entre uso pessoal e tráfico de drogas.

Hoje, no Brasil, quem é detido com quantidade de drogas consideradas de uso pessoal não é preso, mas sofre punições mais brandas como prestação de serviço comunitário, medida educativa e advertência.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?