Secretário dos EUA visita Roraima, e Maia critica: 'afronta'

Por Portal do Holanda

18/09/2020 20h32 — em Brasil

Secretário de Trump diz querer representar a Venezuela e ataca Maduro Foto: Reprodução/Twitter Secretary Mike Pompeo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, visitou Boa Vista, em Roraima, nesta sexta-feira (18),  em encontro com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, com objetivo de discutir a situação da Venezuela, a quase um mês das eleições presidenciais americanas, no dia 3 de novembro. 

A visita do secretário de Trump foi fortemente criticada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que afirmou que o Brasil “deve preservar a estabilidade de fronteiras e o convívio pacífico com os países vizinhos”. “A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa", disse o presidente da Câmara, em nota divulgada nesta noite.

Durante a visita, Pompeo alegou que os EUA querem "representar as pessoas da Venezuela", e  fez ataques ao presidente do País, Nicolás Maduro,  prometendo: "Vamos tirá-lo de lá".

+ Brasil