Saiba qual é o tema da redação do Enem 2025
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou neste domingo (9) o esperado da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A redação integra o primeiro dia de provas do Enem, que também inclui 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e uma de língua estrangeira. A segunda etapa será aplicada no próximo domingo (16), com questões de Matemática e Ciências da Natureza.
O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo, defendendo um ponto de vista sobre o tema proposto com base em informações, fatos e opiniões coerentes e consistentes. O objetivo é convencer o leitor de que o posicionamento apresentado é válido e relevante.
Além da argumentação, o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção social — uma solução para o problema discutido — que respeite os direitos humanos, sem incitar violência, discriminação ou atitudes ofensivas.
A correção considera cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos: domínio da norma culta da língua portuguesa, uso de repertório sociocultural, organização dos argumentos, coesão e coerência linguística, e proposta de intervenção. Duas correções independentes definem a nota final, que vai até 1.000 pontos. A redação recebe nota zero em casos como fuga ao tema, texto em branco, número insuficiente de linhas, uso de língua estrangeira, identificação do autor, estrutura incorreta ou desrespeito à seriedade do exame.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil