Siga o Portal do Holanda

Brasil

Rio mais importante de Minas Gerais está oficialmente morto, afirmam especialistas

Publicado

em

O rio mais importante de Minas Gerais, o Rio Doce, está oficialmente morto, segundo especialistas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu, após o tsunami de lama ocasionado por pelo rompimento de barragens na mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, desde a quinta-feira (5). A empresa é controlada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP. 
 
Segundo o diretor do SAAE, Luciano Magalhães, o desastre ambiental fez com que a água do rio não tenha mais nenhuma utilidade. “Parece que jogaram a tabela periódica inteira”, informou. Partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e mercúrio. 

A força da lama prejudicou eternamente a biodiversidade do rio, e espécies que só existiam no local podem ter sido extintas. 

Uma ação intitulada Operação Arca de Noé irá atuar em locais ainda não atingidos pela lama, tentando transferir os peixes para lagoas de água limpa. 

+ Brasil

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.