Compartilhe este texto

Rio mais importante de Minas Gerais está oficialmente morto, afirmam especialistas

Por Portal Do Holanda

14/11/2015 14h36 — em
Brasil



O rio mais importante de Minas Gerais, o Rio Doce, está oficialmente morto, segundo especialistas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu, após o tsunami de lama ocasionado por pelo rompimento de barragens na mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, desde a quinta-feira (5). A empresa é controlada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP. 
  Segundo o diretor do SAAE, Luciano Magalhães, o desastre ambiental fez com que a água do rio não tenha mais nenhuma utilidade. “Parece que jogaram a tabela periódica inteira”, informou. Partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e mercúrio. 

A força da lama prejudicou eternamente a biodiversidade do rio, e espécies que só existiam no local podem ter sido extintas. 

Uma ação intitulada Operação Arca de Noé irá atuar em locais ainda não atingidos pela lama, tentando transferir os peixes para lagoas de água limpa. 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil