Compartilhe este texto

Relatório final da CPI da Braskem é aprovado; veja o que diz

Por Portal Do Holanda

21/05/2024 10h50 — em
Brasil


O presidente da CPI, Omar Aziz, conversa com o relator, Rogério Carvalho - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (21), o relatório final da CPI, que responsabiliza a mineradora Braskem pela calamidade em Maceió e pede o indiciamento de 11 pessoas pelos danos ambientais causados pela extração de sal-gema da capital alagoana.

Na semana passada, ao apresentar o relatório, o relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT/SE), pediu o indiciamento da mineradora e de mais oito pessoas ligadas à Braskem, entre elas diretores, gerentes, engenheiros e técnicos responsáveis da companhia, o que inclui o atual vice-presidente executivo Marcelo de Oliveira Cerqueira.  

O relator ainda pediu o indiciamento de outras quatros empresas que prestaram serviços para Braskem, realizando laudos sobre a situação do solo dos bairros afundados em Maceió. Os laudos foram considerados falsos pelo relator, servindo para enganar a Agência Nacional de Mineração, responsável pela fiscalização do setor.   

Ainda de acordo com o documento, a Braskem cometeu ao menos, seis crimes, que vão desde a omissão, por não tomar as medidas de prevenção necessárias, como o de lavra ambiciosa, por extrair maior quantidade de sal-gema do que a segurança das minas permitiriam.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil