Compartilhe este texto

Projeto quer tornar sanduíche 'buraco quente' patrimônio cultural imaterial de SP

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

16/06/2025 9h39 — em
Brasil



Um projeto de Lei do deputado estadual Paulo Correa Jr. (PSD), protocolado na semana passada, propõe tornar o sanduíche "buraco quente" patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. O lanche, feito de pão francês recheado com carne moída, é tradicional em festinhas familiares e lanchonetes paulistas.

De acordo com o relator, o "buraco quente" foi criado na cidade de Pariquera-Açu, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, e é uma "tradicional expressão da cultura alimentar", por isso deveria se tornar patrimônio cultural imaterial.

"Reconhecer oficialmente o buraco quente como prato típico significa fortalecer a identidade cultural, incentivar o turismo gastronômico e promover a divulgação das tradições locais, contribuindo para a valorização da cultura alimentar do vale do ribeira", escreve Correa Jr no projeto de lei.

"Ao longo dos anos, o buraco quente consolidou-se como uma iguaria presente em reuniões familiares, festas comunitárias, eventos escolares, quermesses e festividades tradicionais da cidade (de Pariquera-Açu), tornando-se parte do cotidiano e da memória afetiva dos munícipes."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil