Primeiro dia de Enem registra abstenção de 27%; veja onde prova será reaplicada
O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9), registrou uma taxa de abstenção de 27%, percentual considerado estável pelo Ministério da Educação (MEC) ao ser comparado com os 26,6% da edição anterior (2024).
Em coletiva no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o resultado demonstra uma estabilidade no comparecimento ao exame.
As provas foram aplicadas em 1.805 municípios e contaram com 4,8 milhões de inscrições confirmadas, um aumento de 11% em relação a 2024.
Do total de inscritos, 1,8 milhão são estudantes concluintes do ensino médio.
O exame voltou a ser válido como método de certificação do Ensino Médio, com mais de 98 mil solicitações.
Temas da redação e eliminações
A prova deste domingo incluiu questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas. O tema da redação foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Temas como padrões de beleza, religiosidade e transição energética também foram abordados nas questões objetivas.
O Inep registrou a eliminação de 3.240 participantes, por infrações como porte de equipamentos eletrônicos ou a retirada do caderno de questões antes do tempo permitido. O MEC afirmou que não houve ocorrências significativas na aplicação deste ano, que contou com detectores de metal em todas as salas e aumento no número de aplicadores.
Reaplicação por ciclone e COP30
O ministro Camilo Santana informou que haverá reaplicação no Paraná nos dias 16 e 17 de dezembro, devido aos estragos causados por um ciclone no estado. O prazo para solicitação da nova prova vai de 17 a 21 de novembro.
Além disso, devido à realização da COP30, candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o exame em datas específicas: 30 de novembro e 7 de dezembro.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13), e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.
ASSUNTOS: Brasil