Início Brasil Presidente de Portugal chega ao Brasil e encontrará Lula nesta semana
Brasil

Presidente de Portugal chega ao Brasil e encontrará Lula nesta semana

Presidente de Portugal chega ao Brasil e encontrará Lula nesta semana
Presidente de Portugal chega ao Brasil e encontrará Lula nesta semana

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Brasil neste domingo (16) acompanhado do primeiro-ministro Luís Montenegro e uma delegação de cerca de 10 ministros. A visita de estado ocorrerá ao longo desta semana e incluirá encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes do país, além da participação na 14ª Cimeira Brasil-Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa começará sua agenda em Recife (PE), onde receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este reconhecimento é em homenagem à sua notável trajetória acadêmica e política. Na terça-feira (18), o presidente português se dirigirá a Brasília para retribuir a visita que Lula fez a Portugal em abril de 2023.

Durante sua estadia em Brasília, Rebelo de Sousa e Lula se reunirão para discutir a cooperação bilateral em diversas áreas, como defesa, comércio e cultura. As reuniões também incluirão encontros com os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com expectativas de assinatura de atos de cooperação em áreas como saúde e educação.

A visita ocorre em um contexto de celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, com foco em aprofundar laços comerciais e culturais. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal, enquanto cerca de 150 mil portugueses vivem no Brasil, reforçando a importância dessas interações.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?