Início Brasil Prefeito em MG proíbe funk nas escolas para 'preservar moral' dos alunos
Brasil

Prefeito em MG proíbe funk nas escolas para 'preservar moral' dos alunos

Prefeito em MG proíbe funk nas escolas para 'preservar moral' dos alunos
Prefeito em MG proíbe funk nas escolas para 'preservar moral' dos alunos

Em um decreto publicado na última segunda-feira (6), o prefeito bolsonarista Filipe Carielo (PSD), de Carmo do Rio Claro, no sul de Minas Gerais, proibiu a execução de funk nas escolas da rede municipal, alegando que 90% das letras do gênero são impróprias para crianças. A medida visa "preservar o desenvolvimento moral" dos alunos, evitando músicas com conteúdo pornográfico, apologia ao crime e linguajar obsceno.

Além do funk, o decreto também proíbe qualquer música que mencione esses temas em eventos públicos destinados a crianças e adolescentes, como matinês e blocos de Carnaval. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, que deverá apurar eventuais descumprimentos da nova regra.

Carielo, que foi reeleito em 2024 e se identifica como "prefeito de direita", já havia anunciado a proibição em suas redes sociais, enfatizando que os pais podem optar por ouvir funk em casa. O decreto inclui a possibilidade de vetar videoclipes que apresentem apologia ao crime ou pornografia.

O prefeito também gerou polêmica recentemente ao defender a anistia para presos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, classificando-os como patriotas.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?