Compartilhe este texto

Prefeito eleito no CE anuncia renúncia e diz que passará cargo para a mãe

Por Portal Do Holanda

08/11/2024 9h31 — em
Brasil


Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro Alves Pequeno (PSD), anunciou que renunciará ao cargo logo após sua posse, em 1º de janeiro de 2025. Ele deixará a prefeitura para sua mãe, Tereza Cristina Pequeno (PSB), vice-prefeita eleita, que já foi prefeita do município na década de 1990.

Eleito com 8.287 votos (58,41% dos válidos), Simão venceu Luhanna Urya (PP) em um município de 21 mil habitantes, localizado a 345 km de Fortaleza. Sua coligação, que inclui PSB, PDT, PL e a federação PSDB/Cidadania, arrecadou R$ 297.708,69 durante a campanha. Simão Pedro, atual suplente de deputado, explicou que a renúncia é parte de um "plano B" para assumir a vaga de Gabriella Aguiar (PSD) na Assembleia Legislativa do Ceará. Gabriella, que foi eleita vice-prefeita de Fortaleza, vai renunciar à sua cadeira para tomar posse na nova função. Como primeiro suplente, Simão ocupará a vaga, já que Gabriella se afastará da Assembleia no dia 31 de dezembro.

Simão afirmou que sua chapa foi montada com a possibilidade de renúncia em mente, e que sua decisão foi previamente discutida com aliados e a população. “Todos os meus parceiros políticos e a população já sabiam dessa possibilidade, em nenhum momento ela foi enganada”, disse.

O advogado eleitoral Gustavo Ferreira sugeriu que a decisão de Simão pode ser questionada judicialmente. Segundo ele, se já estava previsto que Simão renunciaria para que sua mãe assumisse, isso poderia caracterizar uma fraude eleitoral, passível de impugnação de mandato. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil