Compartilhe este texto

Por falta de dados, Anvisa adia decisão sobre liberação do autoteste de covid

Por Portal do Holanda

19/01/2022 15h58 — em
Brasil


Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decidiu hoje (19) que a decisão sobre a liberação das vendas de testes rápidos de Covid-19 será adiada. O autoteste é uma opção de exame para ser feito em casa.

Quatro diretores votaram pelo adiamento da decisão e pediram mais dados. O diretor Rômison Rodrigues Mota, da Anvisa, solicitou a realização de diligências, com um prazo de 15 dias, para solicitar do Ministério da Saúde a formalização de uma política pública antes de decidir se o autoteste será liberado ou não.

Os diretores da Agência além de apontar a falta de uma política pública do MS, também apontaram a ausência de regulamentação sobre o uso do autoteste. A falta de orientação sobre como será feita a notificação dos casos positivos para inclusão no balanço oficial também foi criticada, já que nos testes feitos em farmácias ou unidades de saúde são incluídos pontualmente.

O pedido de liberação foi feito pelo Ministério da Saúde levando em consideração a grande procura pelos testes, assim como, os inúmeros novos casos de covid e a nova variante Ômicron.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil