Polícia federal prende presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez
PF prende presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez na "lava jato"
Agentes das Polícia Federal prenderam na manhã desta sexta-feira (19/6) o dono e presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo.
As ações fazem parte da 14ª fase da operação “lava lato”, batizada de operação “erga omnes”. O nome se deve ao fato das investigações terem atingido as duas maiores empreiteiras do país que, até então, não haviam sido alvos da PF.
As empresas são suspeitas de terem praticado crimes de formação de cartel, fraude a licitações, corrupção, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro, entre outros.
Ao todo, estão sendo cumpridos 59 mandados judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sendo 38 mandados de busca e apreensão, nove de condução coercitiva, oito de prisão preventiva e quatro de prisão temporária.
De acordo com nota da PF, cerca de 220 policiais federais trabalham na operação. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Outro lado
Em nota publicada em seu site, a Odebrecht afirmou que "estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação "lava jato", sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações".
Já a Andrade Gutierrez disse que está prestando "todo o apoio necessário" a seus executivos e declarou que está colaborando com as investigações. Além disso, a empresa reiterou, "como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela operação 'lava jato', e espera poder esclarecer todos os questionamentos da Justiça o quanto antes". Com informações da Agência Brasil.
ASSUNTOS: Brasil