PGR finaliza denúncia contra Bolsonaro por trama golpista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) finalizou a denúncia contra Jair Bolsonaro na investigação sobre tentativa de golpe para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. O documento será entregue pelo procurador-geral Paulo Gonet ainda nesta terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No andamento do processo, a Primeira Turma do STF decidirá se aceita ou não a denúncia. Caso seja acolhida, Bolsonaro se tornará réu e terá início a fase de instrução, na qual testemunhas serão ouvidas e novas provas poderão ser coletadas. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda em 2025, evitando que o caso siga para o ano eleitoral.
As investigações da Polícia Federal apontaram que após ser derrotado nas eleições de 2022, o ex-presidente "planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva" na tentativa de golpe, que contou com o indiciamento de 39 pessoas, incluindo os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. A PF destacou que a tentativa de abolir o Estado democrático de direito não foi consumada por "circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro".
Veja também

ASSUNTOS: Brasil