Compartilhe este texto

PF pede que STF investigue Toffoli por suposta venda de decisões

Por Portal Do Holanda

11/05/2021 18h04 — em
Brasil


Dias Toffoli - Foto: STF

A Polícia Federal encaminhou pedido para que o Supremo Tribunal Federal abra um inquérito para investigar o ministro Dias Toffoli, por pagamentos recebidos por supostas vendas de decisões. O material foi enviado na última semana para o relator do caso, ministro Edson Fachin, que encaminhou para a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, o pedido tem como base o acordo de colaboração premiada de Sérgio Cabral. O ex-governador do Rio afirma que Toffoli (ministro da corte de 2012 a 2016 e presidente de maio de 2014 a maio de 2016), recebeu R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cabral diz que os pagamentos foram realizados em 2014 e 2015 e operacionalizados pelo ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga. Os repasses teriam envolvido o escritório da mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel.

O pedido de investigação faz parte de um novo pacote de inquéritos solicitados pela PF a partir da análise da delação do ex-governador, condenado a mais de 300 anos de prisão. 

Procurado, Toffoli nega que tenha recebido os valores ilegais e diz não ter conhecimento dos fatos mencionados. Os casos de venda de decisão por magistrados são enquadrados como crime de corrupção passiva.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil