Início Brasil PF é acionada para investigar ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde
Brasil

PF é acionada para investigar ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde

PF é acionada para investigar ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde
PF é acionada para investigar ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde

A Polícia Federal (PF) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram acionados para investigar o ataque hacker ocorrido na madrugada desta sexta-feira (10) contra os sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS.

O grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação criminosa.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, confirmou o ataque cibernético por meio de nota, e tratou o ataque com o termo "incidente".

Leia a nota na íntegra

"O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
 
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas".

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?