PF cumpre mandados contra criminosos que fraudavam beneficiários do INSS
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (13), mandados contra um grupo de criminosos suspeitos de diversas fraudes contra beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS).
Durante a ação, a polícia cumpriu nove mandados de busca, dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de prisão preventiva em Curitiba/PR, Uberlândia/MG e Porto Seguro/BA.
Segundo a PF, as investigações iniciaram em março de 2023 e foi descoberto que o grupo criminoso atuava há cerca de 5 anos. "[O grupo] fazia uso de documentos falsos para se passar pelos beneficiários e sacar, de forma indevida, benefícios previdenciários, bem como abrir contas bancárias e contratar empréstimos consignados. Restou também apurado que os integrantes da Orcrim lavaram o produto dos seus crimes efetuando milhares de depósitos fracionados e não identificados em suas contas bancárias.", diz a polícia.
O Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR determinou o sequestro de 12 imóveis pertencentes aos integrantes da Orcrim, bem como o bloqueio dos recursos financeiros existentes nas contas bancárias por eles usadas até o valor de R$ 10 milhões por conta.
Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre os quais, organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 15 anos de prisão.
Com informações da assessoria.
ASSUNTOS: Brasil