Início Brasil PF cumpre duas fases da Lava-Jato ao mesmo tempo e prende ex-deputado Cândido Vaccarezza
Brasil

PF cumpre duas fases da Lava-Jato ao mesmo tempo e prende ex-deputado Cândido Vaccarezza

PF cumpre duas fases da Lava-Jato ao mesmo tempo e prende ex-deputado Cândido Vaccarezza
PF cumpre duas fases da Lava-Jato ao mesmo tempo e prende ex-deputado Cândido Vaccarezza

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira, a 43ª e a 44ª fases da Lava-Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, ex-PT, é um dos alvos de prisão temporária. É a primeira vez que a PF realiza duas fases da operação ao mesmo tempo. As operações foram batizadas de Sem Fronteiras e Abate, respectivamente.

Foram expedidas 46 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão temporária, 29 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Todos os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo a PF, a Operação Sem Fronteiras, que ocorre no Rio de Janeiro, mira a relação entre executivos da Petrobras e grupos de armadores estrangeiros para "obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários" com a estatal.

A Operação Abate, por sua vez, ocorre em São Paulo e investiga um grupo criminoso que seria "apadrinhado" por Vaccarezza. A PF suspeita que o ex-parlamentar utilizava influência para obter contratos da Petrobras com uma empresa estrangeira, que teria direcionado recursos para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-deputado.

Em 2015, a Polícia Federal indiciou Vaccarezza em meio às investigações da Operação Lava-Jato, por recebimento de propina derivada de contratos da Petrobras. O inquérito apontava indícios de corrupção passiva dos três políticos. Segundo o documento, Vaccarezza teria recebido em seu apartamento, em São Paulo, valores do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava-Jato, a mando do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, para a sua campanha à Câmara de 2010

Vaccarezza deixou o PT em 2016 após alegar divergências com a então presidente da República, Dilma Rousseff.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?