Passageiro aciona botão de emergência de trem, paralisa linha e é espancado por multidão em SP
A operação na Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, administrada pela concessionária ViaMobilidade, sofreu uma interrupção significativa na noite desta terça-feira (14) depois que um passageiro acionou o botão de emergência de uma composição em circulação.
O incidente, que ocorreu por volta das 22h, ativou o sistema de freio e desligamento do trem. Com a paralisação da composição, que estava lotada e sem ventilação, o processo para guinchar o trem até uma plataforma levou mais de uma hora. A longa espera e as condições do vagão provocaram a revolta dos passageiros, que chegaram a danificar os monitores instalados nos carros.
Ao chegarem na Estação Autódromo para o desembarque, o homem foi alvo da fúria da multidão, sendo atacado com chutes e socos.
O passageiro agredido correu em busca de proteção em um elevador, onde recebeu a escolta de seguranças da ViaMobilidade. Enquanto a equipe tentava conter a situação, passageiros continuavam a tentar alcançá-lo e discutiam com os funcionários. O homem, que se exaltou durante o tumulto e tentou deixar o local, precisou ser imobilizado pelos seguranças e permaneceu na estação, apesar de afirmar estar sendo machucado no processo.
Colegas do indivíduo alegaram à imprensa que o acionamento do botão, que é protegido por uma caixa de acrílico, foi acidental.
A circulação na Linha 9-Esmeralda seguiu com operação lenta por apenas uma plataforma até o encerramento do horário, à 00h.
ASSUNTOS: Brasil