Compartilhe este texto

OMS afirma que está trabalhando com países afetados por varíola dos macacos

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

20/05/2022 19h04 — em
Brasil



A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, 20, que está trabalhando em estreita colaboração com países onde foram relatados casos da doença viral varíola dos macacos. Em comunicado, a agência da ONU disse que havia cerca de 80 casos confirmados até agora, em 11 países, com mais 50 casos pendentes de investigação.

A OMS afirmou que está "trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença". A agência disse em um comunicado anterior à imprensa que pelo menos oito países são afetados na Europa - Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Hans Kluge, diretor regional da agência da ONU para a Europa, disse que os casos são atípicos, citando três razões. Todos, exceto um, não estão vinculados a viagens para países endêmicos, indicou. Muitos foram detectados por meio de serviços de saúde sexual e, além disso, suspeita-se que a transmissão possa estar em andamento há algum tempo, pois os casos estão geograficamente dispersos pela Europa, afirmou Kluge.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil