Notícia sobre os 6 dias de escuridão na Terra é FALSA

Por Portal do Holanda

28/10/2014 16h03 — em Brasil

O dia de hoje, 28 de outubro, será lembrado como o dia em que um viral assustou o mundo com a afirmação de que "a NASA previu um apagão mundial para o próximo mês de dezembro".

Pois bem, na verdade, a notícia de que o mundo ficará às escuras é… mentira.

A fonte das notícias relacionadas com este assunto teve origem no site humorístico Huzlers, que afirmou que a NASA havia previsto um período de escuridão total entre 16 e 22 de dezembro.

"A NASA confirma que a Terra irá ter 6 dias de completa escuridão em Dezembro de 2014! A escuridão abater-se-à sobre o planeta entre 16 e 22 de dezembro. Durante esses 3 dias, num total de 216 horas, devido a uma tempestade solar, irá existir muita poeira na atmosfera, o que irá bloquear 90% da luz solar.

O chefe da NASA, Charles Bolden, sugeriu que, durante esses dias, as pessoas devem manter-se calmas.", diz o Huzlers.

Uma breve análise ao que foi escrito revela que esta é uma notícia falsa. Por exemplo, as tempestades solares são frequentes e não provocam escuridão, além de não levantarem poeira na atmosfera terreste.

Depois, a notícia confunde-se com os dias. Primeiro fala em seis dias, depois apenas em três... Além disso, 216 horas correspondem a nove dias.

Uma visita ao próprio site Huzlers revela que este é um website fictício. Por último, resta dizer que esta história não é original; já data de 2011.

Mais uma vez, deixamos o aviso: não acredite em tudo o que lê na Internet.