No Enem, mulheres se destacam na redação e homens têm vantagem em matemática
Os dados das últimas edições do Enem mostram que os homens tendem a ter um desempenho superior em matemática e ciências da natureza, enquanto as mulheres se destacam na redação. No exame deste domingo (10), será o segundo dia de provas do Enem 2024, focando exatamente nessas áreas onde os homens historicamente têm vantagem: com 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Estudos indicam que essa diferença de desempenho é influenciada por estereótipos de gênero que surgem na infância e são reforçados ao longo da vida escolar. Esses padrões, cultivados por famílias e escolas, moldam a percepção de habilidades e impactam também a escolha profissional. Um levantamento do Todos pela Educação, feito para a Folha de S.Paulo, mostra que a diferença média entre gêneros é mais significativa em matemática, onde os homens obtiveram 555,8 pontos na última edição, superando as mulheres em 42,5 pontos.
Ciências da natureza, que inclui disciplinas como biologia, química e física, também apresenta uma diferença notável. Na última edição do Enem, os homens alcançaram média de 501,3 pontos, 20,3 a mais que as mulheres.
ASSUNTOS: Brasil