No Chile, Lula critica bilionários que preferem "colonizar Marte a cuidar da Terra"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (6) bilionários que preferem "colonizar Marte a cuidar da Terra", durante uma visita a Santiago, no Chile. Em um discurso no lançamento da pedra fundamental de um novo centro espacial chileno, Lula afirmou que os "devaneios" de empresários não substituem a ação e a orientação do Estado em tecnologia espacial.
O evento marcou a assinatura de um memorando entre os governos brasileiro e chileno para cooperação em atividades espaciais pacíficas e intercâmbio de informações. Lula aproveitou a ocasião para reiterar sua crítica indireta ao empresário Elon Musk, cuja SpaceX é um dos líderes na exploração espacial.
Em seu discurso, Lula enfatizou que o setor espacial é crucial para o desenvolvimento das nações e destacou a importância da cooperação entre países com menos recursos para superar desafios tecnológicos. "A cooperação entre os países do Sul pode reverter a desvantagem e multiplicar nossa capacidade", afirmou.
O presidente chileno, Gabriel Boric, apoiou a posição de Lula, destacando que o espaço deve beneficiar todos, não apenas os milionários.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil