Compartilhe este texto

Neta de Cidinha declara apoio a Freixo e vira assunto no debate da TV Globo

Por Agência O Globo

30/09/2016 15h52 — em
Brasil



RIO — “Cidinha, você não gosta de mim, mas sua neta gosta”. A frase, de Marcelo Freixo (PSOL) no debate dos candidatos a prefeito do Rio desta quinta-feira na TV Globo, arrancou risos da plateia, mas desagradou a deputada estadual e candidata a vice-prefeita pela chapa de Pedro Paulo (PMDB), Cidinha Campos (PDT). Sofia Frank, de 16 anos, usou as redes sociais para declarar o seu apoio ao candidato do PSOL.

Na tarde desta sexta-feira, ela disse, em um post no Facebook em que aparece em foto com Cidinha, que “não tem drama”, e que a avó respeita as escolhas políticas dela. “Quem nunca teve uma opinião política divergente da de sua família? Não tem polêmica alguma, tenho todo o direito de apoiar o candidato e o partido de minha escolha, independente das escolhas da minha avó.”

Cidinha disse que achou “feio” Freixo citar a neta em uma disputa política, e chegou a chamar o candidato do PSOL de “cafajeste”. Para a candidata, o tema “família” não deveria ser tocado na disputa eleitoral.

— Até na políticia a família é sagrada. — disse a pedetista.

A deputada estadual, no entanto, declarou que respeita a decisão de Sofia de apoiar Freixo.

— Ela sempre ia na Alerj (Assembleia Legislativa) comigo, quem apresentou o Freixo a ela fui eu. Como muitos jovens, ela se encantou pelo discurso do PSOL. Eu acho um erro, eles são muito convincentes, eles fazem uma espécie de lavagem cerebral e eu lamento a escolha dela, mas eu respeito.

A jovem mora na Inglaterra há cerca de um ano e meio e, segundo a avó, não vem ao Brasil para votar nestas eleições. Ela ainda tem outros posts de cunho político nas redes sociais, nos quais exibe fotos de apoio à ex-presidente Dilma Rousseff, cartazes em atos “Fora Temer” e até, em um deles, uma foto de um muro grafitado com dizeres contra o candidato da chapa da avó, Pedro Paulo, que diz: “Pedro Paulo bate em mulher”. Na foto, o comentário de Sofia é: “Espancador de mulher não pode ser prefeito do Rio”.

Cidinha contou que foi ela mesma quem ensinou a adolescente a ter senso crítico, e que acha bom que Sofia se envolva no debate político, que sempre foi estimulado em família.

— Eu recebi a decisão dela de apoiar o Freixo com respeito, porque quem ensinou ela a ser assim fui eu, a culpada dela ter esse espírito crítico sou eu (risos).

Em nota, a campanha de Marcelo Freixo comentou as ofensas dirigidas a ele por Cidinha Campos: “A candidata a vice do PMDB não soube manter a compostura e interrompeu todas as falas de Marcelo Freixo durante o debate. Na única vez em que se dirigiu a ela, Freixo comentou, de forma absolutamente respeitosa, que sua neta apoia sua candidatura”. Disse o candidato,que ainda afirmou que ofensas pessoais entre candidatos não são assunto de interesse do eleitor carioca.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil