Compartilhe este texto

MS afirma que recebeu alerta sobre colapso em Manaus no dia 17 de janeiro

Por Portal Do Holanda

01/03/2021 9h00 — em
Brasil


Ministro apresentou outras duas versões sobre o alerta na crise de oxigênio em Manaus. Foto: Reprodução

Um ofício entregue nesse domingo (28) pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, ao Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que a White Martins, empresa fornecedora de oxigênio para Manaus, enviou um comunicado à pasta no dia 17 de janeiro informando sobre a falta de insumo nos hospitais da capital.

O documento contradiz as versões do ministro Eduardo Pazuello sobre a data em que teria sido informado sobre problema em Manaus. Inicialmente, o ministro teria tomado conhecimento da situação no dia 8 de janeiro, por meio de um e-mail enviado pela empresa.

Pazuello confirmou a informação em entrevista coletiva realizada no dia 18 de janeiro. Em depoimento à Polícia Federal, no entanto, ele afirmou que só havia recebido o alerta em 10 de janeiro e que o MS jamais recebeu oficialmente o e-mail nem teve contatos formais com a empresa.

O inquérito da PF, aberto a pedido do STF, apura a conduta de Pazuello durante a segunda onda de Covid-19 no Amazonas, em que pacientes morreram por falta de oxigênio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil