Compartilhe este texto

Mounjaro: Anvisa aprova medicamento para apneia do sono

Por Portal Do Holanda

20/10/2025 20h06 — em
Brasil


Foto: Divulgação Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a aprovação para o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) no combate à apneia obstrutiva do sono (AOS). O medicamento, já estabelecido no mercado para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, recebeu uma nova indicação terapêutica que o posiciona como a primeira opção farmacológica do tipo para pacientes com quadros moderados a graves de AOS que também apresentam obesidade. A aprovação exige a continuidade da venda apenas sob receita médica.

A base para esta importante liberação reside em robustos resultados de testes clínicos internacionais. Um estudo de fase 3, conduzido pela farmacêutica Eli Lilly, demonstrou a notável eficácia da tirzepatida. Pacientes obesos com apneia do sono que receberam as doses de 10 mg ou 15 mg do medicamento apresentaram uma redução média nas interrupções respiratórias cinco vezes maior em comparação com aqueles que receberam placebo e não utilizavam o dispositivo CPAP. Este desempenho sugere que, ao tratar a causa primária da AOS nesses pacientes —o excesso de peso—, o Mounjaro ataca o problema de forma mais profunda.

A inclusão da apneia do sono na bula do Mounjaro oferece uma nova esperança para milhões de brasileiros que sofrem com a condição, muitas vezes recorrendo ao aparelho CPAP como única solução eficaz. Embora o medicamento não substitua o acompanhamento médico ou o tratamento de suporte, ele representa um divisor de águas, proporcionando uma ferramenta adicional, e mais simples que o CPAP, para melhorar a qualidade do sono e de vida de pacientes obesos, reduzindo os riscos cardiovasculares associados à AOS.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil