Início Brasil Motéis de Mato Grosso do Sul confirmam que funcionários raramente pedem identidade de clientes
Brasil

Motéis de Mato Grosso do Sul confirmam que funcionários raramente pedem identidade de clientes

O escândalo sexual envolvendo dois políticos de Mato Grosso do Sul, que segundo a polícia, teriam tido encontros sexuais com duas adolescentes de 15 anos, em motéis de Campo Grande, expôs a falta de controle na entrada dos estabelecimentos, que não podem permitir o acesso de menores de 18 anos. O sindicato dos trabalhadores da área admite que os funcionários raramente pedem a identificação de quem entra, por falta de autuação de outros órgãos.

“Isso ocorre porque muitos se sentem constrangidos a fazerem, já que se houver algum problema, o cliente sempre tem razão”, diz Helio Amâncio, presidente do Sinthorems (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de Campo Grande).

Amâncio acrescenta que a cobrança deveria começar na fiscalização dos órgãos públicos, passar pelos empresários, em cobrar isso dos funcionários, e por fim, no trabalhador. Porém, ele diz que os funcionários estão em uma situação de vulnerabilidade.

“Caso este trabalhador venha a ligar para o 100 (disque-denúncia), eles não vão de imediato lá e, caso ocorra isso, o funcionário será ‘marcado’ pelo cliente, podendo sofrer algum tipo de perseguição, porque é óbvio que saberão que foi ele, afinal foi ele quem cobrou a identificação”, detalha o sindicalista.

O presidente do sindicato ainda pontua a possibilidade do funcionário ter algum problema com a própria empresa ao barrar alguém que entra no motel. “A questão aqui é mais embaixo, pois é o dinheiro destes clientes que sai o salário deste funcionário. Se ele começar a ‘constranger’ os clientes, isso vira contra ele. Não acredito que patrão veja este lado”, alega.

O assunto é regulado pela Lei Estadual Nº 2.413, de 2012, que dispõe sobre normas e procedimentos para prevenção e combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o artigo 8º, motéis, hotéis, pensões, boates, casas de espetáculos eróticos, casas de massagem devem afixar o aviso: "Exploração sexual e/ou maus-tratos contra crianças e adolescentes são crimes. Denuncie".Também é obrigatória a apresentação de documento de identificação do usuário que quiser adentrar nos recintos dos estabelecimentos referidos.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?