Compartilhe este texto

Morre Jaguar, que criou O Pasquim e revolucionou o humor feito na imprensa

Por Portal Do Holanda

24/08/2025 21h43 — em
Brasil


Foto: Divulgação/ Associação Brasileira de Imprensa

O cartunista Jaguar, fundador do Pasquim e um dos maiores nomes do humor gráfico brasileiro, morreu neste domingo, aos 93 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações renais após uma infecção respiratória.

Símbolo da resistência cultural contra a ditadura militar, foi preso em 1970 e marcou gerações com seu traço ácido e debochado, produzindo cerca de 30 mil trabalhos em sete décadas de carreira.

Criador de personagens como os “Chopnics” e Boris, o Vomitador, Jaguar ajudou a consolidar o espírito irreverente do Pasquim e também atuou em jornais, revistas e livros, como Confesso que Bebi.

Boêmio e cronista da vida carioca, deixou como legado uma vasta produção crítica e bem-humorada sobre a sociedade brasileira.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil