Moraes rejeita pedido da defesa de Filipe Martins para ouvir Carlos e Eduardo Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta terça-feira (1º) o pedido para que Carlos e Eduardo Bolsonaro prestem depoimento como testemunhas de defesa de Filipe Martins. Martins responde à Corte por participação em uma tentativa de golpe de Estado. Os dois filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) haviam sido indicados pela defesa do réu.
Na decisão, Moraes destacou que Eduardo Bolsonaro, atualmente parlamentar licenciado, é investigado por suposta coação no curso das investigações e por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. Segundo o ministro, a condição de investigado compromete a imparcialidade do depoimento.
Sobre Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, o ministro afirmou que ele foi indiciado pela Polícia Federal no caso da chamada “Abin Paralela”. Moraes avaliou que o episódio tem conexão com o plano de tentativa de golpe atribuído ao grupo, o que também inviabiliza o depoimento como testemunha.
Filipe Martins é acusado de integrar o núcleo que teria atuado para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e manter Jair Bolsonaro no poder. O processo tramita no STF sob relatoria de Alexandre de Moraes, responsável pelas investigações relacionadas ao 8 de Janeiro e ao suposto golpe.
ASSUNTOS: Brasil