Moraes manda investigar Elon Musk após ataques no Twitter
O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma investigação ao empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), após ameaças e ataques pelo aplicativo.
Moraes incluiu Musk entre os investigados no inquérito das milícias digitais e ordenou que a rede X respeite as decisões judiciais brasileiras, impondo multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado sem autorização judicial.
Ainda segundo o ministro, as atitudes de Musk mostram indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime após criticar as investigações ordenadas por Moraes e ameaçar reativar perfis bloqueados pela Justiça.
A crítica do bilionário se dá aos inquéritos das milícias digitais e o do 8 de janeiro, que investiga uma tentativa de golpe no Brasil, das quais o ministro é relator.
Musk desafiou Moraes, acusando-o de exigir censura no Brasil, e ameaçou reativar contas bloqueadas, mesmo que isso leve ao fechamento da empresa no país. Em resposta, Moraes afirmou que as redes sociais devem seguir a Constituição brasileira e respeitar a soberania nacional, reforçando que não são terras sem lei.
ASSUNTOS: Brasil, Mundo