Ministro do governo Bolsonaro autoriza exploração de ouro no Amazonas

Por Portal do Holanda

06/12/2021 12h05 — em Brasil

Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro, o general Augusto Heleno, autorizou sete projetos de exploração de ouro em São Gabriel Cachoeira, no Amazonas.

Segundo o GSI, a aprovação para atuar na região é voltada à pesquisa de minerais considerados estratégicos em uma área que engloba cerca de 12,7 mil hectares.

Publicação mostra ouro extraído por garimpeiros no Rio Madeira ao ser pesado. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em nota ao Jornal Folha de São Paulo, o GSI informou que os processos são instruídos pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

São Gabriel da Cachoeira é conhecido como Cabeça do Cachorro e está na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. 23 etnias indígenas habitam ali, fazendo do município a cidade mais indígena do país.

Empresários que constroem dragas e gerenciam garimpeiros já receberam o aval do GSI para prospectar ouro em quantidades diferentes de hectares. Cada um com a sua parte delimitada.

Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

Rio Madeira

No último dia 26 de novembro, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação com o apoio das Forças Armadas para desarticular a exploração do garimpo ilegal no Rio Madeira, no município de Autazes, no Amazonas.

Com a desarticulação, flutuantes e dragas foram destruídas. Alguns garimpeiros conseguiram se dispersar para outros municípios, com equipamentos que não foram pegos pelos agentes federais.

Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil