Compartilhe este texto

Ministro Celso Sabino é suspenso do União Brasil por desobedecer ordem de deixar governo Lula

Por Portal Do Holanda

08/10/2025 13h35 — em
Brasil


Lula e Celso Sabino - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi suspenso do União Brasil por 60 dias pela Executiva Nacional do partido. A medida foi tomada porque Sabino se recusou a acatar a determinação da sigla de abandonar o governo Lula, configurando um processo por infidelidade partidária.

A suspensão de dois meses implica o afastamento de Sabino da presidência do diretório do Pará, perda do direito de votar em decisões nacionais, estaduais e municipais do partido; impossibilidade de participar da escolha de candidatos para as eleições do próximo ano. Além da intervenção imediata nos diretórios municipais do Pará, com a nomeação de novos líderes em até 20 dias.

O Conselho de Ética interno do União Brasil vai debater sobre a possível expulsão definitiva de Celso Sabino nos próximos 60 dias. Para que a expulsão ocorra, é necessário o apoio de 13 membros.

A divergência entre Sabino e o União Brasil começou em 19 de setembro, quando o partido, em articulação com o Progressistas para formar a maior bancada de oposição no Congresso, decidiu pelo desembarque do governo.

Apesar da ordem partidária, Sabino reiterou sua posição de ficar ao lado do presidente Lula. Ele também negociou a suspensão de 60 anos, prazo que o permite participar da Conferência do Clima da ONU (COP30) ao lado de Lula, uma exposição positiva em meio ao desejo de concorrer ao Senado pelo Pará no próximo ano.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil