Ministério da Saúde avalia nova vacinação contra covid em 2022 no Brasil

Por Portal do Holanda

21/06/2021 12h54 — em Brasil

Campanha pode ser também apenas de reforçpo - Foto: Jander Robsom/Portal do Holanda

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (21), que estuda a necessidade do Brasil aplicar na população doses reforços da vacina contra a covid-19 em 2022.

Marcelo Queiroga disse que o Governo já está se articulando para garantir o imunizante, para a realização de nova campanha no ano que vem: "Já traçamos um panorama para o ano de 2022. Neste sentido, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter capacidade plena para produção da vacina com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nacional, estamos em negociações com farmacêuticas, como a Pfizer e a Moderna, para usar esses agentes no ano de 2022, se for o caso – e é possível que seja – de fazermos um reforço", disse durante audiência na Comissão Temporária Covid-19 do Senado.

Ele acredita que haverá sim essa necessidade e estimula o país a continuar com pesquisas para a fabricação de vacinas nacionais como a Butanvac do Instituto Butantan e a Versamune que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Queiroga afirma que tais vacinas estão no radar de interesse do Governo. Com a nova campanha quase certa, agora é preciso apenas definir se os brasileiros receberão uma ou duas doses novamente e se a vacina deve ser a mesma que ele está recebendo em 2021 ou se pode ser de outra farmacêutica.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil