Início Brasil Ministério assina acordo para incorporação do Zolgensma ao SUS
Brasil

Ministério assina acordo para incorporação do Zolgensma ao SUS

Ministério assina acordo para incorporação do Zolgensma ao SUS
Ministério assina acordo para incorporação do Zolgensma ao SUS

O Ministério da Saúde assinou nesta quarta-feira (14) o acordo com o laboratório Novartis para adquirir o remédio Zolgensma para Atrofia Muscular Espinhal. O pacto de compartilhamento de risco inova ao prever pagamento parcelado em cinco anos, conforme os resultados esperados para o tratamento sejam atingidos. 

A terapia vai atender crianças de até seis meses com a AME tipo 1. Segundo a pasta, atualmente, cerca de 400 crianças estão em tratamento.

A Laissa Guerreira, que é paciente de AME, comemorou a incorporação do medicamento.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou o acordo.

O preço para o SUS ficou em R$ 5,7 milhões. Segundo o acordo, vão ser compradas até 250 doses nos primeiros dois anos e outras quarenta serão fornecidas sem custo, se for necessário.

A AME é uma doença degenerativa rara. Ela interfere na produção de uma proteína essencial para desenvolvimento muscular, prejudicando a respiração e os movimentos. O tipo 1 é o mais frequente e mais grave.

O Zolgensma é aplicado uma vez. O remédio contém uma cópia do gene responsável pela produção dessa proteína

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?