Minha Casa Minha Vida: Engenheiros são denunciados pelo MPF por desvio de R$ 10 milhões
Três engenheiros foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por desviar R$ 10,3 milhões destinados à construção de conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em Barra do Garças (MT).
De acordo com a denúncia, os engenheiros, que trabalhavam para as empresas Engecenter Construtora e Panamco Engenharia, manipularam documentos e superfaturaram serviços para desviar recursos da Caixa Econômica Federal entre 2013 e 2014.
O esquema criminoso consistia em alterar as planilhas de serviços, superfaturando as obras e apresentando documentos falsos à Caixa. Dessa forma, a construtora recebia pagamentos indevidos por serviços que não foram realizados.
O procurador da República Victor Nunes Carvalho afirmou que as alterações nas planilhas eram feitas para justificar pagamentos por obras que não haviam sido concluídas ou que sequer haviam sido iniciadas.
O desvio de recursos causou prejuízos significativos ao programa Minha Casa Minha Vida e à população de Barra do Garças, que ficou sem as moradias prometidas. Ao todo, 258 unidades habitacionais não foram construídas, o que corresponde a mais de um quarto do total de moradias previstas nos projetos.
A denúncia do MPF detalha o modus operandi dos engenheiros e as provas que incriminam os acusados. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e tramita na Justiça Federal de Mato Grosso. Os engenheiros denunciados ainda não se manifestaram sobre as acusações.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil