Mina é interditada por risco de segurança e 67 pessoas são evacuadas
A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a interdição de uma mina em Conceição do Pará (MG) após um deslizamento ocorrido no sábado (7). Técnicos da ANM constataram um "risco iminente" e, durante uma vistoria no local, perceberam que a estrutura da mina não era segura.
O deslizamento aconteceu por volta das 7 horas da manhã, com o rompimento parcial da estrutura que sustentava uma montanha de entulhos, fazendo com que parte dos rejeitos escorregasse. A área foi imediatamente isolada para evitar maiores danos.
Por volta das 9h48, as autoridades começaram a evacuar os moradores da região. Um total de 17 casas, com 67 pessoas, foram retiradas da área de risco e encaminhadas para hotéis. A prefeitura de Conceição do Pará orientou que os moradores não retornem às suas casas sem a devida autorização.
A Jaguar Mining, responsável pela mina, afirmou que tomou as providências necessárias após o incidente. A empresa informou que seus funcionários identificaram o problema na pilha de entulho e estão prestando apoio aos moradores afetados. A ANM alertou que novos deslizamentos são possíveis e solicitou que a empresa faça correções na estrutura da mina.
ASSUNTOS: Brasil