Um caso de diagnóstico errado fez com que Edileny Mayre de Oliveira, 46, descobrisse o câncer de mama tardiamente e perdesse os dois seios. O caso aconteceu em Cuiabá.
A mulher sentiu uma dor no seio ao receber um carinho da filha de 11 anos, quando a criança encostou a cabeça em seu peito, e procurou o médico no dia seguinte. Após realizar os exames, o mastologista que viu o resultado afirmou se tratar apenas de uma “gordura”.
“O mastologista afirmou que não era nada, apenas gordura. Falou até que o médico do posto iria diagnosticar a mesma coisa. No posto, eu recebi a orientação para fazer dieta porque seria gordura e tomar um remédio para amenizar a dor”, contou a mulher ao Universa.
As dores pioraram e três meses depois ela retornou ao mesmo médico no posto de saúde, que inicialmente solicitou os exames visto pelo mastologista. Ao ver que o quadro estava agravado, ele pediu uma biopsia que trouxe o resultado de câncer em metástase.
"Fiz a biópsia e, depois de 45 dias esperando pelo SUS, quando levei o resultado ao médico do hospital, ele disse que já estava em estado avançado e recomendou retirar o seio por causa da metástase", afirmou.
A demora de quase sete meses para começar o tratamento do câncer ocasionou na retirada das mamas, pois meses depois um segundo nódulo apareceu no seio esquerdo e também foi preciso retirar-lo.
“Depois que retirei meu seio, retornei lá com o médico e disse 'olha aqui, doutor, o senhor falou que não era nada e agora tive que retirar meu seio'. Ele falou 'ah, me desculpa, era para eu ter encaminhado direto para a biópsia mesmo’”, contou.
Edileny é mãe de três crianças de 5, 10 e 11 anos.

