Medicamentos destinados a Yanomamis são encontrados jogados em casa abandonada
A polícia encontrou medicamentos, que deveriam ser destinados a indígenas Yanomamis, jogados dentro de uma casa abandonada no bairro São Francisco, na zona Norte de Boa Vista, em Roraima.
Os investigadores estavam apurando denúncias sobre o tráfico de drogas quando ao fazerem buscas no imóvel encontraram os medicamentos, na quarta-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, grande parte dos remédios estava vencida desde 2021. Nesta época, já ocorria uma grande crise na saúde na Terra Indígena Yanomami.
Entre os remédios encontrados estão Amoxicilina (para tratamento de infecções bacterianas que causam pneumonia); Nistatina (usado no tratamento de infecções por fungos); Cloridrato de lidocaína (anestésico); e Ivermectina (para tratamento contra vermes ou parasitas).
Desvio de recursos públicos - Em novembro de 2022 a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram a Operação Yoasi, que investigava um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).
Segundo a PF, o esquema deixou mais de 10 mil crianças sem medicamentos, causando um aumento nos casos de infecções, com crianças expelindo vermes pela boca.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil