MEC divulga edital de concurso unificado para professores; confira

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (17) o edital da Prova Nacional Docente (PND), que funcionará como um concurso público nacional unificado para seleção de professores da educação básica em todo o país. A avaliação será aplicada em 26 de outubro e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 14 e 25 de julho. O edital foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O concurso permitirá que candidatos concorram a vagas em diferentes regiões do Brasil a partir de uma única prova. Estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 serão automaticamente incluídos no exame, sem taxa de inscrição. Já os demais interessados deverão se inscrever individualmente e pagar uma taxa de R$ 85 — com possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
A prova terá duração de 5h30 e será composta por duas partes: uma de formação geral docente, com 30 questões objetivas e uma questão discursiva; e outra de componente específico, com 50 questões de múltipla escolha. O conteúdo avaliado abrangerá áreas como Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras, Matemática, Pedagogia, entre outras. Também serão aplicados questionários sobre o perfil dos participantes e a percepção em relação à prova.
O cronograma do processo seletivo inclui solicitação de isenção entre os dias 30 de junho e 4 de julho e divulgação do resultado final da PND em 10 de dezembro. A estrutura do exame busca alinhar a seleção dos futuros docentes às diretrizes curriculares nacionais e às necessidades contemporâneas do ensino público brasileiro.
Confira o edital abaixo:
Clique para baixar arquivo
ASSUNTOS: Brasil