Mauro Cid diz que Bolsonaro buscava fraude nas urnas

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (9) que a "grande preocupação" do ex-presidente "sempre foi encontrar fraude nas urnas eletrônicas. A declaração foi feita durante seu interrogatório no processo penal que investiga a suposta trama golpista.
"A grande preocupação do presidente, no meu ponto de vista, sempre foi encontrar uma fraude nas urnas, né, coisa que sempre foi muito ostensivo dentro da opinião do presidente. Ele sempre buscou uma fraude nas urnas", disse Cid. A fala surgiu após ser questionado por seu advogado, Cezar Bittencourt, sobre um possível desejo de Bolsonaro de se manter no poder após o resultado das eleições.
Mauro Cid também confirmou que, em 2022, o então presidente pressionou o ministro da Defesa da época, Paulo Sérgio Nogueira, em relação a um relatório das Forças Armadas sobre a lisura do processo eleitoral.
Questionado pelo ministro Alexandre de Moraes, Cid reiterou que Bolsonaro queria um documento "duro" contra as urnas eletrônicas. As Forças Armadas haviam indicado representantes para uma comissão de fiscalização das eleições, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o relatório final entregue pelos militares não apontou fraudes no sistema eleitoral.

ASSUNTOS: Brasil