Marinha abre concurso para ensino fundamental

Por Portal do Holanda

16/03/2016 16h36 — em Concursos

A Marinha do Brasil divulgou o edital para o concurso do Colégio Naval, instituição de ensino médio. São ofertadas 200 vagas para nível médio, 40 serão reservadas para negros. Os interessados devem ser brasileiros do sexo masculino, solteiros, ter entre 15 e menos de 18 anos no dia 1º de Janeiro.

Para participar do concurso, é necessário apesar o site da Marinha, preencher o formulário online, imprimir o boleto referente à taxa de R$40 e pagá-lo em qualquer agência bancária. Quem preferir, poderá inscrever-se presencialmente em uma das 20 Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL) distribuídas por todo o Brasil, nos dias úteis, das 8h30 às 16h.

Caso necessite de isenção na taxa cobrada, o candidato deve fazer parte de família de baixa renda. Ele deve acessar o site Marinha, baixar o requerimento na aba “Downloads”, preenchê-lo informando o Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), entre outras informações pessoais e entregá-lo em uma das OREL, durante os dias e horários de atendimento já citados. Outra opção é enviar o Requerimento de isenção via Carta Registrada para a Divisão de Inscrição da Diretoria de Ensino da Marinha, com a data final de postagem em 7 de abril.

O Colégio Naval é uma instituição de ensino localizada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, que forma alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

Como será feito o Concurso

O concurso será feito por meio de prova objetiva com questões distribuídas por Ciências, Estudos Sociais, Português e Matemática, além de uma redação com tema considerado relevante pela Administração Naval. Os candidatos serão classificados da seguinte forma: maior nota em Matemática, em Estudos Sociais, Ciências, Português, Redação e, por último, maior idade.

Serão corrigidas as redações daqueles candidatos que não zerarem nenhuma disciplina e que estiverem dentro das maiores notas no limite de três vezes ao das vagas. Esses serão convocados para os Eventos Complementares, que abrange Inspeção de Saúde e o Teste de Aptidão Física, que é a Natação e a Corrida. Aptos nessas fases e aprovados dentro das vagas, serão convocados para o Curso de Formação, que é composto de Período de Adaptação e Curso de Formação propriamente dito. Nessa fase, também deverão passar por Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.

O Curso de Formação no Colégio Naval

O Curso de Formação no Colégio Naval é conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes, tendo caráter eliminatório e classificatório. Depois do “apto” no Exame Psicológico, na Verificação de Documentos e conclusão do Período de Adaptação, que dura cerca de três semanas, o candidato será matriculado. Ao longo de três anos, os estudantes terão aulas de disciplinas do ensino médio e formação militar naval.  Ao longo desse tempo, eles recebem alimentação, assistências médica e odontológica, uma bolsa-auxílio de R$800,00, entre outros benefícios.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Concursos