Marido de deputada federal é detido pela PF com meio milhão e material de campanha; entenda
O marido da deputada federal Helena da Asatur (MDB), empresário Renildo Lima, foi detido pela Polícia Federal em Boa Vista na segunda-feira (9), acusado de envolvimento em compra de votos. Juntamente com Lima, foram presos outras cinco pessoas, incluindo uma advogada e dois policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O grupo foi flagrado com R$ 500 mil em espécie.
A prisão ocorreu logo após o saque bancário e os suspeitos foram encontrados em dois veículos. Os policiais militares, que estavam de folga, atuavam na segurança privada dos envolvidos. A Corregedoria da Polícia Militar de Roraima está acompanhando o caso e informou que tomará as medidas necessárias para esclarecer os fatos.
Os seis indivíduos foram autuados por compra de votos e associação criminosa. A PF não forneceu mais detalhes sobre a operação. A quantia apreendida nesta ação eleva para mais de R$ 2 milhões o valor relacionado a crimes eleitorais apreendido pela PF em menos de uma semana.
A PF recebeu a denúncia por meio do Disque-Denúncia Eleitoral (95 3621-4747). Até o momento, Renildo Lima e a deputada Helena da Asatur não se manifestaram sobre a prisão. A PM esclareceu que as ações dos policiais militares investigados ocorreram fora de suas funções institucionais, pois estavam de folga.
ASSUNTOS: Brasil