Marcos do Val viaja aos EUA mesmo com passaporte bloqueado pelo STF
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) viajou aos Estados Unidos mesmo após ter os passaportes bloqueados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, ele utilizou o passaporte diplomático, que segue válido até julho de 2027 e não possui restrições. Ele também afirmou que seu visto oficial norte-americano foi recentemente renovado, com validade até 2035.
A decisão do STF de bloquear os documentos do senador foi mantida em fevereiro deste ano, após suspeitas de que ele integrava um grupo com o objetivo de intimidar policiais federais. Apesar da restrição, Do Val alegou que a viagem foi comunicada às autoridades competentes, mas não informou o motivo do deslocamento. O Congresso Nacional está em recesso e as atividades só retornam em 4 de agosto.
Em agosto de 2024, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca em um endereço de Marcos do Val, em Vitória (ES), mas não encontrou os passaportes, incluindo o diplomático. Na ocasião, o senador criticou a decisão do Supremo e disse ser alvo de perseguição política, citando bloqueios em redes sociais e no salário parlamentar.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil