Início Brasil Mandetta diz que colapso em Manaus na 1ª onda não foi por falta de recursos
Brasil

Mandetta diz que colapso em Manaus na 1ª onda não foi por falta de recursos

Mandetta diz que colapso em Manaus na 1ª onda não foi por falta de recursos
Mandetta diz que colapso em Manaus na 1ª onda não foi por falta de recursos

O ex-ministro Henrique Mandetta foi questionado, durante a CPI na Covid nesta terça (4),  pelo senador Eduardo Braga sobre a falta de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios durante a primeira onda da pandemia da Covid-19, que impactou principalmente o estado do Amazonas. 

Mandetta negou que tenha faltado recurso e criticou a gestão municipal e estadual do Amazonas durante a primeira onda da pandemia da Covid-19. "Os recursos foram repassados. Eles tinham o recurso, eles poderiam fazer o uso que tivesse dentro do Plano de Contingência, adquirir respiradores.. Não é função do governo federal dizer o que pode e o que não pode comprar", iniciou. 

"Naquela pandemia é mais factível de ser analisar performance dos governos porque eles tinham o mesmo problema e tomaram decisões diferentes com os seus técnicos. A impressão que eu tenho é que lá houve uma interrupção. Eu falava com um secretário, daqui a pouco me ligavam informando que a pessoa havia sido demitida. Aí entrou uma secretária que não era de lá e não conhecia a rede, não conhecia o Ministério".

"Eu mandei para Manaus um grupo especialista em gestão de crise, médicos especialistas em gestão de crise para poder mediar o conflito entre prefeitura e estado. Ali (Manaus) me parece que vocês terão que fazer uma imersão própria porque aquilo não se repetiu em outras unidades federativas (...) Não houve falta de dinheiro e eles tomaram as decisões das compras de seus próprios equipamentos", finalizou o ex-ministro.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?