Compartilhe este texto

Madalena Gordiano ganha 1ª boneca após ser escravizada por 38 anos

Por Portal Do Holanda

26/12/2020 16h02 — em
Brasil


Família de Patos de Minas escravizou mulher por 38 anos. Investigação é liderada pelo Ministério Público do Trabalho. Madalena passou o natal com uma família que a acolheu após ver a reportagem. Foto: Reprodução/Instagram

Aos 46 anos, Madalena Gordiano ganhou a sua primeira boneca. A mulher foi liberta pelas autoridades no final de novembro depois de  38 anos reclusa em condições de escravidão, por uma família em Minas Gerais.

Após ter a infância, adolescência e grande parte da sua vida roubada, Madalena passou este Natal com uma família que a recebeu depois da história ter sido exposta no “Fantástico” (TV Globo), e recebeu de presente uma linda boneca de crochê.

O caso que chocou o Brasil aconteceu em Patos de Minas. Mada tinha 8 anos quando, ao bater na porta de uma mulher para pedir pão, foi levada embora. Maria das Graças Milagres Rigueira não deu o alimento à então menina, mas disse que iria adotá-la.

Desde lá, ela foi tirada da escola, não tinha brinquedos, e viveu por 38 anos trabalhando para essa família, sem salário, descanso, férias, sem direitos, sem poder sair sozinha, em situação análoga à escravidão.

Após 24 anos sendo escravizada ali, o marido da professora mandou que ela fosse entregue, e um dos filhos da professora, identificado por Dalton Ribeiro, pegou a mulher para sua casa, dando continuidade ao tratamento análogo à escravidão.  Familiares diziam que Madalena era “como se fosse da família” 

O Ministério Público do Trabalho investiga Dalton pela situação análoga à escravidão e por tráfico de pessoas. A mãe também pode ser responsabilizada já que o crime não prescreve.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil