Lula tenta encontro com Papa Leão XIV durante viagem ao Vaticano
O governo brasileiro busca agendar, para a próxima semana, um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o papa Leão XIV. O pedido já foi encaminhado ao Vaticano e aguarda resposta, segundo informações da CNN. A visita ocorre durante a viagem do presidente à Itália, onde participará da celebração dos 80 anos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
Lula, que já se encontrou com os últimos três papas, embarca neste fim de semana acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A presença do casal tem sido marcada por uma aproximação do presidente e da primeira-dama com o público cristão, reforçando a imagem de compromisso com a fé e com causas sociais.
Na semana passada, após uma pane em avião da FAB que transportava o presidente, Lula foi registrado rezando em uma Basílica de Nazaré, em Belém (PA), imagem que foi compartilhada em suas redes sociais. A primeira-dama também tem intensificado encontros com grupos de mulheres evangélicas para ouvir demandas do eleitorado tradicionalmente alinhado ao bolsonarismo.
Além da agenda religiosa, a equipe presidencial pretende aproveitar o evento em Roma para destacar conquistas do Brasil na área de segurança alimentar. Conforme relatório da ONU divulgado em julho, o país saiu do mapa da fome, com menos de 2,5% da população em risco de subalimentação, resultado que será apresentado durante a viagem.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil