Início Brasil Lula sanciona lei que impede retorno do DPVAT
Brasil

Lula sanciona lei que impede retorno do DPVAT

Lula sanciona lei que impede retorno do DPVAT
Lula sanciona lei que impede retorno do DPVAT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (31), uma nova lei que impede a cobrança do seguro obrigatório para veículos, o antigo DPVAT, em 2025. A medida revoga a decisão de 2024, quando o Congresso havia aprovado a volta do seguro, extinto em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. A mudança foi motivada pela resistência dos governadores, que indicaram que não aplicariam a taxa em seus estados e no Distrito Federal, levando o governo a reverter sua posição.

O DPVAT, quando estava em vigor em 2018, arrecadava cerca de R$ 4,6 bilhões, valor utilizado para financiar ações no Sistema Único de Saúde (SUS), programas de educação no trânsito e compensações a vítimas de acidentes. Com a revogação da medida, o seguro, que seria rebatizado de SPVAT, não será mais cobrado no próximo ano, após mobilização política que influenciou a decisão final.

Além da revogação do seguro obrigatório, a lei sancionada também integra um pacote de medidas fiscais do governo, com o objetivo de controlar os gastos públicos. O projeto cria “gatilhos” que permitem o congelamento de até 15% das emendas parlamentares não impositivas e possibilita o uso de fundos nacionais para reduzir a dívida pública, caso o governo enfrente um cenário fiscal desfavorável.

O pacote fiscal é parte de um esforço para equilibrar as finanças públicas e, conforme estimativas do Planalto, pode gerar uma economia de R$ 375 bilhões até 2030. A aprovação dessas medidas é vista como uma tentativa de adaptar a política fiscal a uma realidade de contas públicas mais apertadas, mantendo o foco na responsabilidade fiscal e no controle de despesas.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?