Compartilhe este texto

Lula sanciona lei que dá prioridade ao transporte de órgãos e tecidos para transplantes

Por Portal Do Holanda

24/05/2024 16h40 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a lei que obriga órgãos públicos e empresas de transporte a dar prioridade no transporte de órgãos e tecidos para transplante e de equipes médicas responsáveis pela captação. 

A priorização envolve empresas privadas, como companhias aéreas, e instituições privadas e públicas, como a Força Aérea Brasileira (FAB) e estruturas que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o texto, fica estabelecido que o cancelamento de reserva de espaço e vaga de passageiro, em razão do exercício dessa prioridade, deve ser considerada resolução contratual por justa causa, isentando a empresa transportadora de eventual responsabilidade civil e garantindo a operacionalização da atividade, em função do caráter humanitário e social da ação. 

"Já foram 5,4 mil órgãos transportados no ano passado, reforçando o lugar que o Brasil ocupa como um dos maiores do mundo em transplante de órgãos", lembrou o presidente Lula em postagem na rede social X.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil